Depois da entrada de um novo ano, em que se prespetiva difícil em termos económicos para os portugueses e para as instituições, tendo já decorridos mais de dois meses que comprovam isso mesmo, a associação resolveu cumprir uma tradição antiga de ir de porta em porta, cantar as Janeiras.
É uma tradição que a associação adoptou em que consiste no entoar de canções alusivas à época pelas ruas por um grupo associativo... o povo agradece de forma monetária ou não, contribuindo assim para reforçar as finanças para os projectos associativos.
A associação participou também na 17ª edição do Concurso/Encontro das Janeiras de Cabeceiras de Basto. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal e pela empresa municipal Emunibasto, levou no passado dia 13 de Janeiro, milhares de pessoas ao Pavilhão Desportivo de Refojos.
O evento juntou em palco mais de 500 pessoas de várias idades, oriundas das mais diversas freguesias do concelho. De referir que ao concurso se apresentaram 12 grupos, enquanto no encontro participaram 22, o que perfaz um total de 34 grupos participantes.
Trajados a rigor, com os típicos socos nos pés, xailes e capas de burel pelos ombros e também lenços e boinas à cabeça, crianças, adultos e idosos entoaram os mais genuínos cantares das Janeiras, ao som dos instrumentos mais típicos, numa tarde dedicada à cultura, às tradições e aos antepassados.
Cavaquinhos da Raposeira - 1º lugar do concurso
A Associação os Amigos da Faia agradece ao grupo que participou, de forma voluntária e sem qualquer honorário, nesta iniciativa.
Ao grupo e à população que nos rececionou, o nosso MUITO OBRIGADO.
Sem comentários:
Enviar um comentário