Vão-se acumulando anos de vida, vão-se acumulando experiências associativas, vai-se consolidando a Associação “Os Amigos da Faia”… são sete anos de vida associativa contribuindo para uma melhor ocupação dos tempos livres, através da realização de atividades desportivas, culturais, formativas e de lazer. Atividades essas que vão, de forma seletiva, ao encontro das várias faixas etárias dos associados.
“Cada vez mais o movimento associativo ganha expansão, sendo considerado uma mais-valia no desenvolvimento da sociedade. Este reflete o comportamento social dominante nas próprias comunidades. E é visto como uma forma de juntar interesses comuns, defendendo pontos de vista de forma global. A importância e o valor do associativismo decorrem do facto de constituir uma criação e realização viva e independente; uma expressão da ação social das populações nas mais variadas áreas.
… o associativismo é expressão e exercício de liberdade e exemplo de vida democrática. É uma escola de vida colectiva, de cooperação, de solidariedade, de generosidade, de independência de humanismo e cidadania. Concilia valor colectivo e individual. Pelo que, defender, reforçar, apoiar e promover o desenvolvimento do movimento associativo é defender e reforçar a democracia e a participação dos cidadãos na vida social. O associativismo transforma-se com a evolução social, acompanha e participa ativamente nessa transformação. Realiza-se tanto mais profundamente quanto mais tenha claros os objectivos da sua intervenção, o seu projeto próprio e o projeto de sociedade para que está orientado o conteúdo fundamental da sua ação. (ler mais)”
Sem comentários:
Enviar um comentário