20/09/2014

Desfolhada “Reviver Tradições” 2014

Associação “Os Amigos da Faia” fizeram a festa da desfolhada. (Qualidade de imagem: fraca)

No passado sábado, dia 13, o lugar do Amparo na Faia foi a eira de deposito do milho para aí realizar a desfolhada à moda antiga…é certo que já não é o que era antigamente, mas ficou uma amostra fiável de como se fazia em tempos idos.

Não faltou animação, nem as espigas de milho rei, espiga vermelha (quando a pessoa que desfolha encontra esta espiga,  tem que dar um abraço a todas as pessoas presentes). e como manda a tradição, a desfolhada terminou em festa, com comes-e-bebes, ao som da concertina pela noite dentro.

 

 

O que é a desfolhada?

A desfolhada é um trabalho agrícola em que se retira a espiga (ou maçaroca) da planta, que se chama milho.

O cultivo do milho é uma tradição  do Minho, Douro Litoral e Beira Litoral. Esta planta gosta muito de calor e água; por isso, é necessário muito trabalho para a regar. No Alentejo, que é a região mais seca de Portugal, há algumas áreas de cultivo de milho mas só onde a rega abundante é possível. A sementeira é feita nos princípios de Maio; em Junho, quando o milho já é uma plantinha verde, o terreno é sachado para tirar as ervas daninhas. Em Julho começam as regas. Há um sistema de regadio que, ainda hoje, é motivo de muitas zangas e até de acidentes graves. Quando o milho cresce, é-lhe cortado o pendão ou bandeira que é um óptimo alimento para o gado.

Nos fins de Setembro, princípios de Outubro cortam-se as canas do milho,  que são transportadas para a eira  no carro de bois.  Na eira faz-se a desfolhada. À medida que se desfolha,  vai-se amontoando as espigas em cestos de verga ou de costelas que, depois de cheios, são despejados no canastro ou espigueiro. Os jovens participam entusiasmados nas desfolhadas,  sempre na esperança de encontrar milho-rei ou rainha para poderem dar um beijo ou um abraço à namorada.

O milho-rei é a espiga vermelha (quando a pessoa que desfolha encontra esta espiga,  tem que dar um abraço a todas as pessoas presentes). A desfolhada – ou esfolhada ou descamisada - termina sempre com uma festa (com comes-e-bebes), ao som do acordeão e de um baile que dura até largas horas da noite .

 

FONTE: http://www.escolovar.org/outono_desfolha.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário