" Durante largas horas dezenas de cantadores, em dupla, abordarão os temas como escárnio e maldizer, amor e ódio, fé e caridade, improvisando as rimas e respondendo, preferencialmente de forma jocosa, ao outro cantador, podendo ser encontradas origens trovadorescas.
É possível encontrar, numa edição de 1927, a seguinte referência à intervenção de uma cantadeira:
[...] uma, cantando ao desafio, despicou-se assim quando o cantador lhe aludiu às sardas:
«Vós chamais-me lentejosa, - Foi Deus servido eu tê-las; Também o céu é bonito, - E mais tem suas estrêlas!»
– in, Trabalhos de antropologia e etnologia, Volume 3, 1927 (Wikipédia)
Note-se que o Município de Vila verde tem aspirações de candidatar os cantares ao desafio minhotos a património Imaterial da UNESCO como já aconteceu, com sucesso, com os cantes alentejanos e o fado. Assim, ganham ainda mais vitalidade estes encontros que visam promover este tipo de música genuína do norte de Portugal.
«Vós chamais-me lentejosa, - Foi Deus servido eu tê-las; Também o céu é bonito, - E mais tem suas estrêlas!»
– in, Trabalhos de antropologia e etnologia, Volume 3, 1927 (Wikipédia)
Note-se que o Município de Vila verde tem aspirações de candidatar os cantares ao desafio minhotos a património Imaterial da UNESCO como já aconteceu, com sucesso, com os cantes alentejanos e o fado. Assim, ganham ainda mais vitalidade estes encontros que visam promover este tipo de música genuína do norte de Portugal.
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