Plano de Actividades para 2016


Dia 24 de Abril – Passeio à serra da Estrela.

- A serra da Estrela é uma zona de paisagem integrada no Parque Natural da Serra da Estrela, que após a sua constituição em 16 de Julho de 1976 se instituiu como a maior área protegida em solo português. Este passeio terá uma rota ainda a definir tendo como objectivo central a ida à Serra da Estrela.


Dia 8 de Maio – 4º Encontro de Cantares ao desafio de Basto.

- Mais uma vez se organiza este evento cultural/musical que tem vindo a “crescer” em vários sentidos. Trata-se de cantigas populares em que os cantadores vão improvisando, desafiando e respondendo um ao outro, normalmente ao som de concertina.


Dia 18 de Junho – Passeio de motas.
- Passeio de ciclomotores e motociclos livre, sem despesas de inscrição. Este passeio é essencialmente um convívio entre aficionados deste tipo de veículos motorizados, convívio esse, que terá diversas actividades nas paragens programadas durante o percurso sempre em contacto com a natureza.


Dia 2 de Julho – São João.

- O São João é uma festa popular, que neste caso, terá lugar no dia 2, mas, oficialmente, se realiza nos dias 23 e 24 de junho nas cidades de Braga e Porto, sendo feriado municipal nestas duas cidades. Trata-se de uma festividade católica em que se celebra o nascimento de São João Baptista.


Dia 28 de Agosto – Passeio a Fátima.


- Actualmente o Santuário de Fátima é um dos mais importantes locais de peregrinação em Portugal entre os Católicos, com cerca de 5 milhões de visitantes por ano. O aderente terá tempo para explorar e visitar a Capelinha das Aparições, a Basílica, a Igreja da Santíssima Trindade, assim como, tempo para assistir a Celebrações e comprar lembranças.


Dia 18 de Setembro – Desfolhada e aniversário Associativo.


• Setembro é mês de referência da colheita do milho, então para reviver o que outrora era uma festa do campo, realizamos neste dia a desfolhada à moda antiga e assim manter viva uma tradição.

• Insere-se também nesta iniciativa da desfolhada, a comemoração do 10º aniversário desta colectividade, que contempla várias iniciativas de âmbito cultural e recreativo.


Setembro, (dia a definir) - Participação no cortejo Etnográfico.


- Inserido no programa de festas de S. Miguel de Cabeceiras de Basto, em representação da freguesia da Faia, esta participação visa relembrar a história da freguesia, os usos e costumes, as tradições… utilizando carros alegóricos para o efeito, expondo, com outras freguesias participantes, o que cada uma delas possui na sua identidade… um desfile que faz o público recuar no tempo.


Dia 20 de Novembro – Sº Martinho Magusto.


- Uma festa popular já com tradição associativa, cuja forma de celebração consiste simplesmente na degustação da castanha acompanhada de vinho ou água-pé em volta da fogueira entoando cantigas ao som de concertinas.
A celebração do magusto está associada a uma lenda, a qual dizia que um soldado romano de nome Martinho de Tours (mais tarde conhecido como São Martinho), ao passar a cavalo por um mendigo quase nu, como não tinha nada para lhe dar, cortou a sua capa ao meio com a sua espada; estava um dia chuvoso e diz-se que, neste preciso momento, parou de chover, derivando daí a expressão: "Verão de São Martinho".

Nota: O plano de atividades poderá eventualmente sofrer alterações devidamente fundamentadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário