01/10/2009

Associação Participou no Cortejo Etnográfico das Festas de São Miguel

Com o objectivo de promover e divulgar a cultura popular e etnográfica desta terra de Basto, este Cortejo conta com a participação de dezenas de viaturas e centenas de pessoas provindas de todas as freguesias para mostrar os usos e os costumes mais genuínos de Cabeceiras de Basto.

Apresentando outras roupagens sobre o património concelhio, o cortejo exibiu quadros cénicos representativos das profissões, do património, das actividades agrícolas como são as vindimas, as lavradas, as desfolhadas, as malhadas, entre outros painéis alusivos ao artesanto, ao folclore e às tradições.

Os ciclos do linho e da lã, a festa das papas, a levada de víbora, a ponte velha do Arco de Baúlhe, as águas santas de Pedraça, o apeadeiro de Vila Nune, assim como a apanha da cereja, a gastronomia, os cesteiros e os tamanqueiros, entre outros fizeram igualmente parte deste cortejo etnográfico, que desfilou ao toque de dezenas de concertinas, cavaquinhos e acordeões, enchendo de entusiasmo e alegria esta vila.

Usos e costumes de outrora, produtos e potencialidade locais, foram assim, exaltados neste cortejo que tem como objectivo promover e divulgar a cultura popular e etnográfica desta terra de Basto.

Sem comentários:

Enviar um comentário